19.4 C
Carmo do Paranaíba
quarta-feira 10 agosto 2022

Carmo do Paranaíba – Estudantes visitam fazenda Santa Cecília e conhecem de perto a produção do café

spot_img

Entre os dias 6 e 9 de junho, o 3º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Carmo do Paranaíba em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) e Grupo Veloso Coffee (Pedro Humberto Veloso), promoveu uma visita técnica dos alunos participantes do PROGEA (Programa de Educação Ambiental) na Fazenda Santa Cecília.

O evento contou com a participação de aproximadamente 210 crianças das escolas da rede municipal de ensino: Doutor Júlio do Couto Gontijo, Henriqueta Cassimira de Menezes e Professora Geralda Maria de Oliveira e da escola da rede particular de ensino: Criança Feliz/Colégio Pólis.

O PROGEA é um programa criado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais com o intuito de estimular estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado, a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir à prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o Meio Ambiente onde se encontram inseridos.

Dentro deste contexto, durante a visita técnica os alunos conheceram a produção do café, um dos principais itens da agricultura regional e ponto forte da economia Carmense. As visitas foram feitas de forma que os alunos pudessem absorver o máximo de conhecimento pertinente à sustentabilidade ambiental mediante um cronograma articulado previamente, com a participação do mediador do PROGEA Cb PM Willian Fernando Santos juntamente aos representantes do Grupo Veloso Coffee, Manoel Humberto Veloso e Demetrius Braga.

As palestras ocorreram totalmente ao ar livre em diversos pontos da propriedade com mediação do Cb PM Willian e da colaboradora Bruna Coelho, Engenheira Agrônoma e responsável pelo Departamento Ambiental do grupo.

Os alunos puderam conhecer de perto como o processo produtivo de uma lavoura coabita em harmonia com o meio ambiente, como ocorrem as práticas sustentáveis na propriedade, o reaproveitamento de materiais orgânicos na própria adubação, a importância do controle das captações e dos reservatórios de água, as áreas de Reserva Legal, o Projeto SEMEAR (que consiste em reflorestar áreas de pastagens e promover a regeneração da vegetação nativa transformando a área em uma grande reserva), dentre outros diversos pontos positivos para o meio ambiente.

No último ponto do percurso, os alunos ainda conheceram parte da história da cidade, o antigo casarão que foi construído pelo padre Miguel de Moraes, filho do Capitão Francysco Antônio de Moraes, fundador da cidade de Carmo do Paranaíba, e abençoada em 1864, onde era a casa do pai. A sede da Fazenda Santa Cecília foi restaurada em 2011 pelo Grupo Veloso Coffee.

Ao final, os alunos e participantes da visita técnica, saborearam um delicioso lanche oferecido pelo Grupo Veloso Coffee e pela SEMEC em meio às belezas naturais de uma represa.

Esse foi mais um importante evento em parceria da Polícia Militar de Minas Gerais com o Poder Público, Empresa Privada e a Comunidade Escolar, tornando-se um marco na história do PROGEA de Carmo do Paranaíba.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Acessados

Posso Ajudar?